Sinopse

Introdução, organização e fixação de texto de Adma Muhana

Em Poesia completa, Adma Muhana junta sabiamente poemas do baiano Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711): Música do parnasso, editado em Lisboa em 1705, e Lira sacra, manuscrito depositado na Biblioteca Municipal de Évora. Com rigor e delicadeza, sua “Introdução” recompõe-lhe a vida de senhor de engenho na ilha de Maré. Se a ficção da vida é excelente, o estudo do “nada desprezível páthos melódico da poesia” é mais. Pesquisando consonâncias de “música” e “poesia”, “canto” e “verso”, “lírica” e “instrumento”, “ritmo” e “doçura” em tratados retóricos, poéticos e filosóficos antigos, Adma constrói argumentos eficazes que situam a poesia de Botelho no seu tempo e deslocam os juízos de gosto neoclássico e nacionalista correntes sobre elas nas histórias literárias brasileiras.

Os poucos estudos brasileiros sobre as letras coloniais que não os repetem têm-se mantido no âmbito do conceito engenhoso, causa eficiente das agudezas poéticas. O trabalho de Adma é inovador: desloca-se do conceito para o som, tange as finezas ou as maneiras cantáveis do plectro doce e fino” do poeta êmulo de Marino, demonstrando que seu páthos, melódico materializa o amor com elegância e graça, pois no canto a matéria é nada.

                                                                                                           João Adolfo Hansen

 

Ficha técnica

  • Autor: Manuel Botelho de Oliveira
  • Organização: Adma Muhana
  • Publicação: 2005
  • ISBN: 85-336-2209-0
  • Editora: Martins Fontes
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: 18,5 x 12,5 cm x 28 mm
  • Peso: 490g
  • 400 Páginas 

Poesia Completa - Música do parnasso - Lira sacra - Manuel Botelho de Oliveira - Martins Fontes (2005)

R$80,80 R$34,90
Poesia Completa - Música do parnasso - Lira sacra - Manuel Botelho de Oliveira - Martins Fontes (2005) R$34,90
Entregas para o CEP:

Meios de envio

Compra protegida
Seus dados cuidados durante toda a compra.
Trocas e devoluções
Se não gostar, você pode trocar ou devolver.

Sinopse

Introdução, organização e fixação de texto de Adma Muhana

Em Poesia completa, Adma Muhana junta sabiamente poemas do baiano Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711): Música do parnasso, editado em Lisboa em 1705, e Lira sacra, manuscrito depositado na Biblioteca Municipal de Évora. Com rigor e delicadeza, sua “Introdução” recompõe-lhe a vida de senhor de engenho na ilha de Maré. Se a ficção da vida é excelente, o estudo do “nada desprezível páthos melódico da poesia” é mais. Pesquisando consonâncias de “música” e “poesia”, “canto” e “verso”, “lírica” e “instrumento”, “ritmo” e “doçura” em tratados retóricos, poéticos e filosóficos antigos, Adma constrói argumentos eficazes que situam a poesia de Botelho no seu tempo e deslocam os juízos de gosto neoclássico e nacionalista correntes sobre elas nas histórias literárias brasileiras.

Os poucos estudos brasileiros sobre as letras coloniais que não os repetem têm-se mantido no âmbito do conceito engenhoso, causa eficiente das agudezas poéticas. O trabalho de Adma é inovador: desloca-se do conceito para o som, tange as finezas ou as maneiras cantáveis do plectro doce e fino” do poeta êmulo de Marino, demonstrando que seu páthos, melódico materializa o amor com elegância e graça, pois no canto a matéria é nada.

                                                                                                           João Adolfo Hansen

 

Ficha técnica

  • Autor: Manuel Botelho de Oliveira
  • Organização: Adma Muhana
  • Publicação: 2005
  • ISBN: 85-336-2209-0
  • Editora: Martins Fontes
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: 18,5 x 12,5 cm x 28 mm
  • Peso: 490g
  • 400 Páginas